quinta-feira, 18 de junho de 2015

A arte de argumentar

Marilena Chauí e Juvenal Filho - Wmf MartinsFontes
Um livro bem pequeno, que faz parte da coleção Filosofias: O prazer do pensar, da editora Wmf Martins Fontes, lançado em 2010, com os organizadores Marilena Chauí e Juvenal Savian Filho.
Sinopse: O livro traz uma perspectiva geral do argumento, explicando dentro do viés filosófico a arte de argumentar. No livro o autor Juvenal não explica como argumentar ou como analisar um texto e sim, mostra caminhos de como você pode seguir. 
Capa: Parece muito com a coleção primeiros passos, porém a capa é bem simples, caracterizado por uma arte. O livro chama atenção por ser bem simples, onde a imagem toma o primeiro plano, o título o segundo e demais características após.

Narrativa: Ele é bem simples, todo bem arrumado e diagramado, sendo divididos em capítulos que explicam e exemplificam como analisar um texto [com base em uma perspectiva de metodologia científica] e como separar suas argumentações para melhor compreensão, tornando a leitura mais fluente.
Linguagem: A linguagem é adequada a todos os tipos de públicos, sendo leve, sem muitas palavras complicadas.
Gostei bastante, porém o livro poderia ser um pouco mais completo, trazer mais detalhes, onde os autores deixam para leituras complementares, que são indicadas no final do livro (coisa que eu amei, explico o porque) - por que os autores além de trazerem livros, eles mostram sites, revistas entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário